O Caminho Mais LongoRaid O Caminho Mais Longo

Uma viagem única de descoberta

A edição de 2019 do Raid O Caminho mais longo seguirá novamente os contornos da mítica N2, a estrada mais longa de Portugal, ligando Chaves a Faro, com um percurso renovado.

Com 4 etapas, esta edição terá mais de 850km de trilhos off-road, num traçado que percorre a espinha dorsal do nosso país.

Com um percurso desenhado para agradar tanto aos participantes que gostam de adrenalina, como também aqueles que procuram um registo mais turístico e de passeio, esta é uma expedição única. É a simbiose perfeita entre a aventura e a natureza, com total tranquilidade e segurança.

Embarque nesta viagem dos sentidos e de descoberta dos encantos, das gentes, da gastronomia e da história do país que se esconde para lá da modernidade e do desenvolvimento.

Atreva-se a descobrir os tesouros ocultos do seu país, nesta aventura todo-o-terreno que dará a conhecer o que de melhor Portugal tem para oferecer aos amantes de Todo-o-Terreno Turístico.

  • Duração

    4 dias

  • Distância total a percorrer:

    Aproximadamente 850km

  • A aventura começa em:

    Chaves

  • A aventura termina em:

    São Brás de Alportel

  • % de offroad:

    90% fora de estrada, 10% alcatrão

  • Tipo de Navegação:

    GPS

  • Alojamento:

    3 noites em hotéis de 4 estrelas

  • Refeições:

    3 jantares de especialidades regionais

  • Nível de Dificuldade:

    Acessível a viaturas de origem

Detalhe das etapas:

18 de Abril - Chaves > Termas do Carvalhal

Destaques de interesse paisagístico: Serra do Alvão, Alto Douro Vinhateiro e Serra de Montemuro.
Alojamento: Palace Hotel Asturias & Spa **** Termas do Carvalhal.

19 de Abril - Termas do Carvalhal > Vila de Rei

Destaques de interesse paisagístico: São Pedro do Sul, antiga Linha do Vouga, Serra do Caramulo, Serra da Lousã, Albufeira de Castelo de Bode.
Alojamento: Hotel dos Templários **** em Tomar.

20 de Abril - Vila de Rei > Ervidel

Destaques de interesse paisagístico: Vila de Rei, Abrantes, albufeira de Montargil, montado alentejano.
Alojamento: Hotel Francis*** em Beja.

21 de Abril - Ervidel > São Brás de Alportel

Destaques de interesse paisagístico: Planicies Alentejanas e Serra do Caldeirão.

  • Acesso a um evento exclusivo de todo-o-terreno turístico com um número restrito de participantes;

  • 3 noites de alojamento com pequeno almoço em unidades hoteleiras de 4 estrelas;

  • 3 jantares convivio com especialidades gastronómicas regionais, nos restaurantes selecionados;

  • Almoço de encerramento no dia 21 de Abril;

  • Acompanhamento permanente de viaturas 4x4 de apoio;

  • Apoio logístico aos participantes das classes SSV e Moto;

  • Assistência mecânica para todas as classes;

  • Acompanhamento e assistência médica de emergência;

  • Percurso detalhado em formato GPS e cartografia offline para tablets e smartphones;

  • Todas as formalidades legais, necessárias para um evento deste tipo;

  • Seguro de acidentes pessoais para todos os participantes, de acordo com a legislação em vigor.

Se tem dúvidas sobre sobre esta aventura não hesite em contactar-nos

Fale connosco 212 190 110

Será disponibilizado aos participantes um guia completo com toda a informação relevante sobre o evento, contudo destacamos alguns aspectos que consideramos importantes sobre o funcionamento do evento:

  • Nível de dificuldade do percurso

    Tendo em conta o caráter predominantemente turístico deste evento, o percurso foi desenhado para ser acessível a viaturas de origem sem necessidade de nenhuma preparação adicional. A organização reserva contudo algumas passagens mais desafiantes, de caráter opcional, para os pilotos mais arrojados.
    Para os participantes das classes 4x4 e SSV não é necessário que os pilotos tenham experiência significativa de condução todo-o-terreno.
    Contudo para os participantes da classe Moto não é recomendada a participação caso não possua experiência prévia de condução fora de estrada em 2 rodas. O percurso desta classe não é adequado a principiantes.

  • Antes da Partida

    Os participantes deverão apresentar-se no dia 17 ou 18 de Abril em Chaves à hora designada e no local de partida que será indicado no Guia de Participação. No dia 17 à tarde e no dia 18 de manhã os participantes poderão realizar o check in no evento, levantar o welcome pack e fazer as verificações técnicas. No dia 18 de Abril às 9.30 será feito um brifieng de boas vindas onde serão detalhados os pormenores de funcionamento do evento, regras de segurança e serão dadas informações sobre a primeira etapa. As partidas serão dadas às 10.00 por classes.
    Para os participantes que pretendam viajar no dia anterior e chegar atempadamente a Chaves, a organização tem ao dispor tarifas preferenciais de alojamento.

  • Partida das etapas

    As partidas das etapas serão dadas de forma espaçada e por classes (SSV, Motos e 4x4). A organização incentiva os participantes percorrerem as etapas em pequenos grupos de 2 ou 3 viaturas, promovendo o companheirismo e a entre ajuda.

  • Check Points

    Para maior segurança dos participantes, em cada etapa existirão 2 pontos de controlo ou Check Points, um a meio da manhã e outro a meio da tarde. Estes são pontos de passagem obrigatória, neles estarão elementos da organização que carimbarão o cartão de controle e garantem que, em caso de não comparência, a viatura em questão é contactada e se necessário são ativados os meios de ajuda.

  • Refeições

    Estão incluídos no valor da inscrição os jantares e os pequenos almoços dos dias das etapas. Para os almoços, tendo em conta a extensão das etapas, a organização deixa ao critério dos participantes a escolha do local e regime de refeição (restaurante ou piquenic). No Guia de Participação serão dadas várias sugestões de restaurantes selecionados.

  • Transporte de Viaturas

    A organização coloca ao dispor dos inscritos um serviço de transporte de viaturas em camião porta-carros, de Lisboa para o ponto de partida e do ponto de chegada para Lisboa novamente. A pedido poderão ser diponibilizados serviços de transporte personalizado a partir de outras localidades. Queira contactar-nos obter uma cotação detalhada.

  • Apoio logistico aos participantes das classes Moto e SSV

    A organização coloca ao dispor dos inscritos que participam nas classes Moto e SSV, um serviço gratuito de transporte das suas bagagens entre os hoteis. Este transporte é limitado a um volume de 40 litros por participante.

  • Assistência médica de emergência

    O evento é acompanhado por um médico que durante as etapas se deslocará numa viatura da organização, equipada para prestar assistência de primeiros socorros em caso de emergência.

  • Apoio mecânico

    As viaturas da organização encontram equipadas com meios técnicos e humanos para prestar apoio mecânico de recurso.

  • Documentação necessária:

    • Documentação pessoal (cartão do cidadão ou passaporte, carta de condução, etc);
    • Documentação da viatura (documento único, carta verde, cerificado de inspeção caso seja aplicável).
  • Equipamento obrigatório para a Classe 4x4:

    • Dispositivo de navegação GPS (GPS outdoor ou tablet/smartphone com aplicação de navegação);
    • Triângulo de sinalização e colete reflector;
    • Extintor de 1 kg;
    • Pelo menos 1 ponto de ancoragem na dianteira e traseira da viatura;
    • Cabo cinético ou cinta de resgate;
    • Manilhas adequadas aos pontos de ancoragem;
    • 1 Pneu suplente, macaco e chave de rodas;
    • Kit de primeiros socorros.
  • Equipamento obrigatório para a Classe Moto:

    • Dispositivo de navegação GPS e suporte (GPS outdoor ou smartphone com aplicação de navegação);
    • Pneus adequados para todo-o-terrreno (mínimo 50/50);
    • Equipamento de proteção: botas, calças com proteções ou joelheira, blusão com protecções ou colete protector, capacete integral ou dual sport e luvas;
    • 1 Câmara de ar para cada roda ou kit de tacos e aplicador no caso da mota ter pneus tubeless;
    • Ferramentas necessárias para trocar as camaras de ar em caso de furo (não é necessário para as motas com pneus tubeless ou mousses);
    • Kit de primeiros socorros.
  • Equipamento obrigatório para a Classe SSV:

    • Dispositivo de navegação GPS (GPS outdoor ou tablet/smartphone com aplicação de navegação);
    • Extintor de 1 kg;
    • Pelo menos 1 ponto de ancoragem na dianteira e traseira da viatura;
    • Cabo cinético ou cinta de resgate;
    • Manilhas adequadas aos pontos de ancoragem;
    • 1 Pneu suplente, macaco e chave de rodas;
    • Kit de primeiros socorros.